segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Resenha - A Metamorfose, de Franz Kafka


Die Verwandlung teve a sua primeira publicação no ano de 1915. Nesta novela, Kafka nos apresenta inicialmente a um caixeiro-viajante que atende por Gregor Samsa, um homem que, por ser o único a trabalhar, assume a responsabidade de prover sua família.


"(...) certa manhã, despertou de sonhos intranquilos encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto monstruoso".

Durante a narrativa, acompanhamos o processo de adaptação de Gregor à sua nova condição e, com isso, vemos também o modo que os seus parentes passam a lhe tratar mediante a terrível mudança.

Ainda que a estória seja breve, sua profundidade supera quaisquer expectativas que o leitor possa vir a conceber. A Metamorfose pela qual o personagem passa pode ser interpretada de diversas formas, e isso, certamente, é um fator deveras atrativo ao leitor.


Que tal ler essa obra-prima do Sr. Kafka, hein? Indico, porque assim que finalizei a leitura, fui acometida por uma certeza avassaladora: todo o mundo carece de conhecer este livro. O conteúdo de A Metamorfose é tão visceral! Ele irá te engolfar e jogar o teu ser numa reflexão que, independentemente do que venha a acontecer contigo, tu jamais voltarás a enxergar as relações mundanas e, a si mesmo, como antes.


Ah, sobre a edição elaborada com bastante carinho pela Antofágica, ela é tão bela quanto a obra, pode crer!